reforma agraria na roma antiga
COÉGIO UNIVERSITÁRIO – COLUN
ANA KAROLINI VIEGAS LINDOSO
RAISSA BÁRBARA DIAS SANTOS
BRENDA ABREU MUNIZ
RAYSSA RICELLE
SÃO LUÍS- MA
2013
Reforma agrária na Roma antiga
Por que foi tão reprimida?
Os patrícios eram donos de boa parte das terras conquistadas, eles eram produtores de alimentos e vendiam os mesmo a preços cada vez mais baixos, e com isso os plebeus foram prejudicados porque não conseguiam competir com os baixos preços. Por isso tiveram que vender suas terras.
Quando surgiu a questão da reforma agrária que buscava favorecer os plebeus dando-lhes terras para que pudessem produzir e que limitava a quantidade de terras para os patrícios, esses se sentiram ameaçados de perder seu poder e também ficaram insatisfeitos, pois com essas novas leis produziriam menos logo o lucro diminuiria, por isso foram contra as ideias reformistas dos irmãos Tibério e Caio Graco que foram perseguidos e assassinados.
Reforma Agrária no Brasil
a) Os principais grupos que lutaram a favor da reforma agrária no Brasil foram:
Agitadores profissionais
Movimento dos trabalhadores sem terra
ONGs de esquerda, com financiamentos internacionais
b) Argumentos que apresentam a favor da luta
Diante da modernização do campo e manutenção da desigualdade, a reforma se mostra necessária para reduzir a fome, a miséria e os conflitos urbanos. Já que as cidades sofrem superlotação devido ao êxodo rural.
c) Métodos que utilizavam para realizá-la. Exemplifiquem:
Cabe ao governo todo o processo de reforma agrária através de um órgão federal chamado INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). A reforma agrária é realizada em nosso país dentro das leis vigentes, respeitando a propriedade privada e os direitos constituídos.
d) Principais grupos que se opõem a reforma agrária e seus argumentos:
Os latifundiários são o principal grupo, e eles o fazem porque caso a reforma agrária aconteça eles irão