Reflorestamento
Litoral amazônico – é a região costeira do Norte do Brasil. Inicia-se no Rio Oiapoque (AP) e estende-se até o Delta do Parnaíba (entre os estados do Maranhão e Piauí). O litoral amazônico foi desmatado em uma grande área realizar o replante e a conservação da área desmatada, o projeto dendê atuar na solução dos problemas ambientais, despertando uma consciência conservacionista, demonstrando a viabilidade da conservação da natureza com as atividades humanas, no sentido de minimizar os conflitos homem-ambiente, incentivando a conservação do meio ambiente como um todo, incluindo aspectos sócio-econômicos, por meio da educação ambiental, planejando e executando trabalhos que visem o conhecimento e o uso adequado dos ambientes costeiros e marinhos, além de fornecer informações técnico-científicas oceanográficas para as comunidades por intermédio de cursos, palestras e publicações.
2.0 Conceito
Um novo momento se configura para a Amazônia. O grande desafio que se coloca hoje para a região é como utilizar, sem destruir, o seu valioso patrimônio natural para beneficiá-la. Trata-se de conceber e implementar um modelo de desenvolvimento adequado às suas particularidades. Reconhece-se que ao lado dos esforços para impedir a destruição dos seus ecossistemas e da recuperação de áreas devastadas, é necessário inovar com formas e atividades produtivas capazes de gerar emprego e renda para as populações regionais.
Coloca-se, assim, o problema da escolha de atividades, pois que nem se pode acolher qualquer atividade produtiva, como também não se pode rejeitar todas elas. Pesquisas, políticas públicas e instrumentos legais avançam significativamente no país, oferecendo subsídios para essa escolha, com destaque para os diferentes tipos de zoneamento.
É nesse contexto que se insere a pertinência ou não de apoiar a expansão da lavoura do dendê na Amazônia, como uma das possibilidades de recuperar áreas desflorestadas e promover o desenvolvimento regional. A questão