reflorestamento de nascentes
CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTIFICA E TECNOLOGIA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS
UNIDADE I – 3º SEMESTRE – TURNO MATUTINO – PERÍODO 2013.1
JOAO CARLOS DOS SANTOS
REFLORESTAMENTO E PRESERVACAO DE NASCENTE E MATAS CILIARES
VITÓRIA DA CONQUISTA
2014
REFLORESTAMENTO E PRESERVACAO DE NASCENTE E MATAS CILIARES
Trabalho apresentado à Disciplina Metodologia cientifica e tecnologia em ciências agrárias, do Curso de Engenharia Florestal da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, sob a orientação da Profª Valdomiro Conceição, como requisito para a obtenção de nota avaliativa da I Unidade da respectiva disciplina.
VITÓRIA DA CONQUISTA
2014
Introdução
O território de Macaúbas localizado na microrregião da chapada diamantina, é marcado por várias problemáticas ambientais, entre elas destaca-se a degradação de seus recursos vegetais, a exemplo da mata ciliar, acarretando a perda de grande parte da biodiversidade e da qualidade dos seus recursos hídricos, caracterizada por grandes desequilíbrios, que têm se revertido, normalmente, em problemas que afetam diretamente à sociedade. Assim, torna-se essencial pensar, implementar e manter soluções capazes de assegurar o desenvolvimento sustentável da região e promovendo a educação ambiental.
A conservação e melhoria dos recursos hídricos constituem-se prioridades na agenda ambiental da atualidade. Neste sentido, projetos com abrangência local representam estratégias capazes de combater diversos problemas socioambientais. A partir destas premissas, esse projeto tem como objetivo promover ações educativas e de capacitação com vista a restaurar as nascentes e mata ciliar na região de Macaúbas Bahia. O envolvimento dos diversos segmentos sociais da localidade é premissa básica para realização das ações, onde precisa haver a