Recomposição da Mata Ciliar
Um dos motivos aceleradores de processos erosivos é a falta de cobertura vegetal, pois a água em contato direto com solo causa erosão.
Para complicar a situação, a maioria das margens das nascentes, córregos e rios encontram-se sem proteção de matas ciliares.
Um exemplo dessa situação é a Estância São José e o sítio Boa
Esperança, na cidade de PIACATU-SP, onde as áreas de nascentes foram degradadas, demandando projetos de recuperação ambiental.
2
No município de PIACATU-SP já foram realizados vários reflorestamentos em áreas rurais. Mas para o presente trabalho temos a proposta de estudar o processo de reflorestamento na área de nascente de uma propriedade.
Na Estância São José a área degradada já foi alvo de um trabalho de reflorestamento e se encontra em recuperação, sendo necessário monitorar e avaliar os resultados alcançados.
3
Pretende-se com esse estudo monitorar o que deu certo e errado na área que já foi alvo de plantio de mudas nativas e sugerir a proposta de recuperação na área que irá ocorrer um novo reflorestamento.
Cremos que com essa metodologia estaremos aprimorando as técnicas de reflorestamento na região e contribuindo com a recuperação de áreas degradas. 4
Objetivo
O presente trabalho tem como objetivo o acompanhamento da recomposição da cobertura vegetal realizada na Estância São José, e do
sítio Boa Esperança que fazem parte da bacia hidrográfica Aguapeí
Peixe no município de Piacatu – SP, onde foram plantadas 8.300 mudas em uma área de 4,97 ha.
5
ASPECTOS FÍSICOS
Hidrografia:
- Integrante da Bacia Hidrográfica Feio e Aguapeí;
- O município é bem abastecido por córregos, possuindo 03 divisas
intermunicipais naturais;
- O Rio Feio com 30m. de largura;
- O Córrego do Lontra com 15m. de largura;
- E o Córrego Jangada com 15m. de largura;
- O Córrego Barreiro que percorre o bairro de mesmo nome;
- O Córrego Comprido que também percorre o bairro de mesmo nome;
- E