Canais e Drenagem Município de Arcos MG
ENGENHARIA CIVIL – 7º PERIODO
Canais e Drenagem
FORMIGA – MG
2014
Canais e Drenagem
Trabalho apresentado a Profª. Kátia Daniela Ribeiro, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Canais e Drenagem.
FORMIGA – MG
2014
Conteúdo
1 - APRESENTAÇÃO
O objetivo deste relatório é apresentar os resultados do projeto de canais e drenagem elaborados do Loteamento Residencial Pinheiros.
Foram usados como base para elaboração deste projeto o levantamento planialtimétrico da área estudada na escala de 1:1000 e o plano diretor de obras da cidade.
2 - ÁREAS DE PROJETO
O Loteamento Residencial Pinheiros será implantado próximo ao Bairro já existente Floresta no Município de Arcos - MG.
A superfície total da Bacia a ser drenada é de 2,00 ha (60.000,00 m²), sendo esta dividida em sub-bacias que receberam o escoamento de águas das Ruas 03, 05, 06, 07, 08, 09 e prolongamento da Rua Bandeirantes, as águas pluviais contribuintes escoarão superficialmente pelas ruas do loteamento e serão lançados no Sistema Coletor Principal desta cidade.
Foi feito um levantamento caracterizando as áreas abaixo, necessárias para o desenvolvimento do projeto:
Área total: 60.000 m² = 0,06 km²
Área de asfalto: 14.014 m² = 0,014 km²
Comp. do Talv.: 372 m = 0,372 km
Desnível do Talv.: 17 m
Declividade: 5%
TR: 5 anos
Área de lotes: 40.200 m²
Área verde (lotes): 8.040 m²
3 - CRITÉRIOS E PARÂMETROS DE PROJETO 3.1. VAZÕES DE PROJETO 3.1.1. Método Racional Devido ao pequeno porte da bacia hidrográfica, inferior a 1.000.000,00 m², usaremos o cálculo das vazões de dimensionamento das estruturas do sistema de micro drenagem, o Método Racional, conforme fórmulas abaixo:
Q = C.I.A / 3,6
Sendo:
Q: deflúvio superficial direto (m³/s)
C: coeficiente de escoamento superficial (adimensional)
I: intensidade média da precipitação ocorrida durante