Reflexões sobre a construção do sistema único de saúde (sus) um modo singular de produzir política pública
Pós Graduação - Saúde Mental Atenção Psicossocial
Disciplina – Princípios de Atenção Psicossocial
Professora - Maria Amélia Solci
Alunas: Ana Paula Schuler Foppa e Bruna Bárbara Benedeti Gonçalves
Reflexões sobre a Construção do Sistema Único de Saúde (SUS) um modo singular de produzir política pública
Parágrafo 31 ao 32:
A importância da criação e consolidação do SUS é incontestavelmente um dos maiores avanços em relação a políticas públicas. Justamente por atender uma demanda tão grande de brasileiros dependentes único e exclusivamente do SUS deve-se estar atento as deficiências proeminentes de vários aspectos que o envolvem.
Apesar das estatísticas mostrarem recursos exorbitantes destinados ao Sistema Único de Saúde algumas falhas como má administração e corrupção atuam como sangue sugas do sistema e impedem que a população tenha uma prestação de serviços com maior qualidade.
A descentralização que graças ao SUS vem sendo implantado possibilita que grande parte da população tenha acesso a programas de saúde que envolve prevenção, diagnostico e tratamento. No entanto ainda há muito que fazer para que a população tenha um acesso mais livre de burocracias que acabam fazendo com que o usuário muitas vezes não persista no tratamento.
Ao mesmo tempo em que o SUS proporciona uma melhor qualidade de vida, principalmente à população de baixa renda que antes tinha acesso muito restrito a setores ligados a saúde, este sistema em contra partida negligencia milhares de indivíduos que ficam durante longos períodos em filas aguardando exames, consultas e tratamento muitas vezes assistindo o aumento progressivo de suas