Reflexões sobre os fundamentos filosóficos que premeiam a educação brasileira
JANAINA ELISA DE SOUZA AMORE R.A.: 4716916656 JULIANA FRANCIENE AMORE CARDOSO R.A.: 4237912191 PATRICIA PAVANELLI CORRÊA SILVA R.A.: 4708901910 WILSON ROBERVAL ELISBON R.A.: 4523779608
REFLEXÕES SOBRE OS FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS QUE PREMEIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para a disciplina Fundamentos Filosóficos da Educação, sob orientação da professora-tutora a distância Janete Ruzza.
LIMEIRA – S.P. 2012
Entende-se que a importância da Filosofia na compreensão da sociedade e do mundo que se vive consiste em desenvolver na sociedade o pensamento. A Filosofia apresenta hipóteses que apenas desafiam o raciocínio e a reflexão, por isso a dificuldade da implementação desta disciplina no currículo escolar. Pelo fato de não ter resultados concretos para apresentar aos alunos e trazer problemas que ninguém sabe resolver, o sistema de ensino não considera relevante levar essa disciplina para o cotidiano escolar, preferindo transmitir somente conhecimentos já existentes.
A reportagem sobre a sala de aula do futuro mostra-nos como deveria ser a educação em todas as instituições de ensino, sendo elas particulares ou públicas. Atualmente com os avanços da tecnologia o ensino tradicional está deixando de ser atrativo, pois cada vez mais o uso de aparelhos tecnológicos estão tomando conta de todos os espaços, e na educação não poderia ser diferente, pois a maioria dos alunos já dispõe desses recursos, sendo assim, o uso da internet está cada vez mais comum entre os estudantes.
Que o ensino-aprendizagem teria outro contexto não há dúvidas, mas o que se encontra em diferentes escolas estaduais é o oposto citado no texto. Como mostra o vídeo exibido pelo Jornal Hoje, em que diversas instituições de ensino, lugar que deveria ser para adquirir conhecimentos e experiências, a estrutura é precária e