Student
Ele é a sua chave de apresentaçã. O currículo é uma importante ferramenta para a conquista de um espaço no mercado de trabalho. É a porta de entrada para o início do processo seletivo, e é ele que irá despertar o interesse e a curiosidade do examinador em conhecer pessoalmente o candidato. É a sua propaganda, um documento que relata a evolução da sua carreira profissional e, portanto, você deve tomar muito cuidado na hora de elaborá-lo. Procure destacar suas habilidades e realizações, de tal forma que soem como um clarim anunciando quem você é de maneira elegante e agradável. O documento deve conter informações sobre a sua vida pessoal, ao seu preparo profissional e às atividades realizadas anteriormente. Normalmente, o currículo chega ao seu potencial empregador antes de você. Dessa forma, quanto melhor a impressão que causar a seu respeito, mais oportunidades poderá propiciar.
Curiosidades sobre o Curriculum Vitae
História e origem do nome
As primeiras menções de que se tem notícia do ato de se registrar competências e feitos reporta ao antigo Egito. Há cerca de 3.500 anos, artistas e estudiosos já possuíam o relato de seus feitos registrados em papiro ou pedra, e guerreiros, premiados por sua distinção, ganhavam o direito a um padrão de vida superior ao da classe operária.
O nome "Curriculum" vem do latim "Curriculum Vitae", que quer dizer "história escrita da vida", ou simplesmente ‘carreira da vida’, um registro da sua história profissional.
Como curiosidade, o plural de "Curriculum" é "Curricula", e não "Curriculuns" como alguns talvez pensem, pois o plural da terminação "-um" em latim exige o "-a" no final.
Mesmo sendo chamado por muitos por apenas "CV", seu nome em língua portuguesa passou a ser "currículo", e este sim é flexionado no plural ("currículos").
Vejamos como alguns dos grandes dicionários da língua portuguesa se referem a ele: cur.ri.cu.lum vi.ta.e sm (lat) – Conjunto de dados pessoais, educacionais e