Reflexões para elaboração do Projeto Político Pedagógico- PPP
PPP instrumento condutor das ações de uma comunidade que objetiva realizar um trabalho de qualidade. Ele será o resultado de reflexões e questionamentos de seus profissionais sobre o que é a escola hoje e como ela poderá a ficar. Pois, a prática pedagógica da instituição e elevar a qualidade do ensino.
“Sonhos que se sonha só, só um sonho que se sonha só, Mas que se sonho junto. É realidade”(Raul Seixas).
Não se pode iniciar uma discussão sobre o Projeto Político Pedagógico sem antes tomar ciência de que existe uma fundamentação legal, a Lei de Diretrizes bases da Educação Nacional (LDB), nº 9.394, promulgada em 20 de dezembro de 1996.
Sendo assim, em conformidade com a Lei 9394/96 devemos assumir um grande desafio: “o de assegurar ao aluno a formação indispensável ao exercício da cidadania”. Essa cidadania também é traduzida nas diretrizes Curriculares Nacionais para Educação.
A comunidade deve direcionar-se pelos principio especificados nos artigos 2º e 3º da Lei 9394/96 elege os princípios de LIBERDADE, DIGNIDADE, RESPEITO e SOLIDARIEDADE HUMANA, tendo como finalidade o pleno funcionamento do educando, sua preparação para o exercício consciente de cidadania, envolvendo aí os seus principais articuladores: ESCOLA, PROFESSOR, ALUNO, COMUNIDADE e FAMÍLIA. Para VEIGA, (1998:13-14),O projeto político pedagógico, ao se constituir em processo democrático, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão
Para tal faz-se necessário fundamenta-se também em alguns princípios que guia a escola democrática, pública e gratuita: “igualdade” de