Projeto Politico Pedagógico
Sabemos que a construção e a sistematização do Projeto Político Pedagógico é um instrumento permanente de decisões e reflexões sobre a problemática da vida na sociedade e na escola. Este processo propicia a vivência democrática pela participação de todos os segmentos da comunidade escolar
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um dos pilares mais fortes na construção de uma gestão democrática. Diante disto, entenderemos qual sua utilidade dentro de uma instituição, como se procede à elaboração, quem dela participa e qual a importância de toda a comunidade escolar participar da construção do mesmo.
Diante da necessidade de construir uma educação libertadora, desvinculada do sistema neoliberal, busca-se, junto à comunidade escolar, a construção de uma proposta pedagógica fundamentada nos princípios da pedagogia de Paulo Freire, visando à construção coletiva, onde todos os envolvidos no processo pedagógico têm a oportunidade de apropriar-se do conhecimento científico e cultural, tendo em vista que a escola é um dos meios para a busca da transformação da realidade.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
O Projeto Político Pedagógico nasceu para dar autonomia às escolas na elaboração da própria identidade, de acordo com as necessidades de cada instituição.
È um documento de caráter obrigatório, conforme previsto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Nº 9394/96, composta de 92 artigos voltados para a educação. O artigo 12 da LDB diz: “Os estabelecimentos de ensino respeitando as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica”.
Podemos analisar o significado de cada palavra que compõe o nome do documento para assim entender mais sobre ele:
PROJETO = Reúne propostas de ação.
POLITICO = A escola é um espaço de formação de cidadãos que atuarão na sociedade, modificando os rumos que ela irá seguir.
PEDAGÓGICO = define e organiza atividades