reflexão
Os assuntos abordados nas três áreas desta UFCD são temas actuais, bastantes pertinentes e sobre os quais todos nós nos poderemos questionar se a dependência exercida por todo o manancial tecnológico com o qual convivemos diariamente, sendo tão estreita, é ou não, hoje, indissociável do homem.
O desenvolvimento deste trabalho avivou o meu sentido crítico em relação aos média que, de uma forma abusiva, descarregam enormes quantidades de informação falsamente objectiva, que funciona como uma injecção que manipula e subverte o normal raciocínio do indivíduo.
O bombardeamento excessivo de spots publicitários e a publicidade direccionada às crianças, intercalada com programação infantil, são bem o testemunho da forma desmedida e desleal de atingir objectivos económicos. Uma maravilha das tecnologias modernas, o computador, associada à internet é um forte instrumento de comunicação. Tida como uma ferramenta de trabalho indispensável nos dias de hoje, a internet pode ser observada sob uma perspectiva negativa e ser considerada um veículo de propagação de fenómenos sociais, tais como: a prostituição, o terrorismo, o bulling, o sexting, a pedofilia e muitos outros fenómenos que, através deste suporte, têm a capacidade de se difundir pelo mundo.
Pelo facto de aceder à internet diariamente, tomei consciência da realidade e da dimensão dos conteúdos existentes nestas autênticas auto-estradas da informação. Esta abordagem leva-me a concluir que, não sendo nem boa nem má, ficará na mão do utilizador como desfrutar das suas funcionalidades. É com alguma frequência que abordo este tema em família e julgo serem os princípios educacionais o cerne da questão. Estes deverão estabelecer parâmetros e regras,