Reflexão e ação
COMO O ALUNO VÊ A ESCOLA, O QUE GOSTARIA DE SER MODIFICADO E COMO A AJUDA PARA O MERCADO DE TRABALHO.
REDAÇÃO REALIZADA EM 5 TURMAS (4 TURMAS MATUTINO E UMA DO NOTURNO) TODAS ANÔNIMAS.
1°A – 21 alunos –
Alunos em sua maioria vêem a escola com um bom espaço, mas que deveria ter mais regras e rígidas. Ter mais aulas de campo, cursos profissionalizantes e até intercâmbio.
Muitos citam, que os professores poderiam melhorar as aulas, tornando-as mais dinâmicas e acreditam que isso não ocorra, em sua maioria, por causa da bagunça que eles mesmos admitem fazer. Citam também o uso excessivo do celular. Uns acham que não deveria ser proibido, outros alegam ser uma ferramenta de estudo.
1°B – 21 alunos –
Nesta turma, quase unanimidade pedem aulas de campo, viagens, passeios e aulas ao ar livre.
2°B – 26 alunos -
Estão mais interessados em preparassem para o ENEM e para a entrada no mundo do trabalho. Como todas as outras turmas, querem aulas de campo e também no contra-turno. Muitos mencionam uma idéia inovadora: a escola encaminhar os alunos para estágios.
3°A – 16 alunos -
Os alunos do último ano, em sua maioria, sentem falta de cursos profissionalizantes e de preparatórios para o vestibular e ENEM, e de informações sobre as profissões. Dizem que sentirão saudades e que deveriam ter se dedicado mais nas aulas em anos anteriores. E como as demais turmas, pedem aulas de campo, aulas práticas e passeios.
1°C – NOTURNO – 17 alunos -
A maioria diz ir para a escola para encontrar com os amigos. Poucos mencionam sobre a vida profissional ou desejo por alguma profissão em especial.
2ª Reflexão e Ação – Caderno 2 O documentário O desafio do passinho: uma expressão corporal e sociocultural material de apoio para a discussão do tema de reflexão sobre a cultura juvenil mostrando a realidade de uma escola da periferia do Rio de Janeiro, onde as crianças e jovens vivem uma realidade difícil, sendo que o funk tem um