Acao E Reflexao 1
No ação e reflexão 1, percebemos que existem diferenças entre o que o professor quer e o que o aluno quer, devido as perspectivas diferentes, mas que se forem dialogadas, chegaremos a um consenso e uma qualidade melhor na qualidade de ensino.
No ação e reflexão 2, percebemos que a tecnologia faz parte do mundo dos jovens, devemos sempre estar atualizados para usarmos as tecnologias em nossas aulas e mantê-los interessados.
No ação e reflexão 3, aprimoramos o quanto é importante conhecer nossos alunos. Muitos dos nossos alunos trabalham e estudam, possuem outras atividades e responsabilidades inerentes ao seu contexto socioeconômico.
Ao chamarmos alguns de nossos alunos para um bate-papo, finalizamos o ação e reflexão 4, em que expomos as nossas dificuldades e ouvimos as deles. Foi um evento inédito em nossa escola e muito construtivo.
Com a música do grupo Charlie Brown Jr, " Não é sério" percebemos a voz dos jovens como nos trechos: " Sempre quis falar nunca tive chance / Tudo o que eu queria / Estava fora do meu alcance ... vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério, o jovem no Brasil não é levado a sério". Foi feita uma reflexão sobre a identidade dos nossos jovens, como pensam, agem e qual seria o motivo de não serem "levados a sério". Na verdade por vezes nós adultos não os ouvimos, não paramos para escutar nossos alunos, a partir do momento que colocarmos o jovem como protagonista de seu próprio desenvolvimento e de ações de desenvolvimento pertinentes a sua realidade, a prática pedagógica irá fluir de forma mais nítida, prática e objetiva.