Reflexão do sistema capitalista
R= O capitalismo, foi desenvolvido na revolução industrial, passou por três fases significativas: A primeira fase, chamada de capitalismo industrial liberal; a segunda fase chamada de capitalismo industrial monopolista; a terceira fase chamada de internacionalização do capitalismo.
A primeira fase foi caracterizada pela liberdade econômica da burguesia na produção e venda, fazendo circular as mercadorias produzidas, na compra de matérias primas e na fixação de salários do proletariado. A produção industrial era realizada em pequenas e médias fábricas, com divisão de trabalho entre os operários, com a utilização das máquinas movidas a vapor, mão de obra assalariada, produção em larga escala, o que possibilitava lucros aos empresários.
A segunda parte se inicia a partir da década de 1870. Uma segunda revolução industrial iniciou-se, com o fim do livre comércio. Nesse período, começaram os trustes (organizações industriais de controle da produção e distribuição das mercadorias, com o objetivo de impor o preço dos produtos industriais a seu favor). Uma associação definida cartel, manteve as empresas separadas, mas sem competir entre si, estabelecendo a divisão dos mercados e dos preços. Os preços passaram a ser fixados pelos trustes, carteis e holdings ( uma empresa central controla outras empresas, que se mantêm autônomas, embora a maioria das ações pertença à empresa central). O imperialismo se transformava pela necessidade de novas áreas de aplicação dos capitais industriais.
Segundo Marx, a divisão da sociedade em classes sociais fundamentais é uma característica marcante do capitalismo.
O serviço social, no seu período inicial, é uma profissão típica da sociedade capitalista, cuja atividade incide nas relações sociais,