Aspectos Emocionais Da Mulher
O PAPEL SOCIAL DA MULHER NO INTERIOR DO SISTEMA CAPITALISTA: REFLEXÕES SOBRE OS ASPECTOS EMOCIONAIS FEMININOS
Londrina - PR
2008
DÉBORA BAPTISTA ROCHA SEGANTINE
O PAPEL SOCIAL DA MULHER NO INTERIOR DO SISTEMA CAPITALISTA: REFLEXÕES SOBRE OS ASPECTOS EMOCIONAIS FEMININOS
Artigo apresentado para avaliação do 2° bimestre na disciplina “6EDU036”, ministrada no curso de Pedagogia, 4° ano, T.4000, pela professora Adriana Farias.
Londrina
2008
O PAPEL SOCIAL DA MULHER NO INTERIOR DO SISTEMA CAPITALISTA: REFLEXÕES SOBRE OS ASPECTOS EMOCIONAIS FEMININOS Débora Baptista Rocha Segantine1
Resumo: Este artigo é resultado da reflexão do referencial teórico abordado no primeiro semestre deste ano, bem como das discussões em sala de aula. Tem como objetivo provocar a reflexão e compreensão do papel social da mulher no interior do sistema capitalista a partir da observação dos aspectos emocionais femininos. Sem ter a pretensão de esgotar o assunto, aborda questões como a definição e caracterização dos papéis sociais femininos bem como sua relação de no interior da família e na sociedade capitalista.
Palavras-chave: aspectos emocionais femininos, papéis sociais, família, sistema capitalista.
Estudos que relacionam família, Estado e sociedade apontam o papel social da mulher como de extrema relevância. Dentro desta perspectiva, são os aspectos emocionais femininos os fundamentos principais da caracterização deste papel. Nesse sentido, este artigo pretende pontuar como tais aspectos emocionais femininos são usados tanto para a exploração da mulher no trabalho quanto para a imposição hierárquica no interior da família.
Para podermos nos aprofundar nessa questão, faz-se necessário definirmos o que são papéis sociais. Os papéis sociais equivalem a uma série de condutas que são produzidas a partir dos vínculos entre os sujeitos. Em outras palavras, como aponta Moreno apud Reis (1984), os papéis sociais correspondem aos