RESUMO
O suporte social ajuda a aumentar a competência adaptativa, através do manejo das emoções, de orientação afetiva e cognitiva e de retro-informação. A literatura sobre relações sociais no ciclo vital consagrou o uso dos conceitos de suporte social e de rede de suporte social. A expressão suporte social diz respeito aos aspectos funcionais das relações sociais, ligados à adaptação dos seus membros. As expressões rede social e rede de suporte social são relativas aos seus aspectos estruturais.
As teorias que abrangem o desenvolvimento adulto pressupõem que há regularidades no ciclo da vida, onde se processam mudanças e que se tratam de adaptações cumulativas a eventos biológicos, psicológicos e sociais. Crescem as evidências de que as relações sociais contribuem para o senso de bem-estar ao longo do ciclo vital.
As habilidades sociais são fundamentais para que a pessoa viva melhor em sociedade, possibilitando a sobrevivência do indivíduo e da espécie, por meio delas, aprendem-se formas de comunicação e regras para convívio, adquirindo conhecimento acerca de si e do mundo e dando-lhe significação, é possível construir uma identidade. Embora, na velhice, já tenham sido aprendidas muitas habilidades de que se necessite para bem viver, o contato com outras pessoas mantém-se imprescindível em qualquer época da vida.
Na vida adulta, adulto jovem, meia-idade e velhice, há pressões sociais exercem grande influência, ou seja, comportamentos socialmente aprovados, papéis apropriados e esperado em diferentes idades,