o capital
Marx inicia seu livro descrevendo o que é a mercadoria no sistema capitalista, para ele mercadoria é tudo que satisfaça a necessidade do homem, pois tudo que é produzido tem como intuito auxiliar em alguma atividade, tem como objetivo atender um determinada necessidade. Partindo da ideia de que toda mercadoria tem uma utilidade, podemos dizer então que ela possui um valor de uso, ou seja, é algo útil para nós. Além disso, com uma mercadoria pode-se usar do escambo, sendo assim temos o valor de troca. para Marx esses conceitos tinham uma grande importância para descrever a sociedade capitalista, pois se existem mercadorias alguém tem que produzi-las, que no caso seriam os proletariados, pessoas que trabalham para alcançar uma situação de subsistência, algo que Marx repudia de forma acentuada, já que para ele esse estilo de vida não era considerado livre e muito menos optativo, mas sim necessário.
Dois importantes conceitos foram atribuídos por Marx para descrever o capitalismo, são eles o trabalho concreto e abstrato. O trabalho concreto é aquele onde se produz algo, existe um produto final para ser comercializado, já o trabalho abstrato seria a energia que os proletários utilizam para produzir as mercadorias. Essa são atribuições importantes para entendermos como funciona o capitalismo.
Segundo Marx o valor da mercadoria poderia ser alterado de acordo com a quantidade de trabalho abstrato, ou seja, quando mais trabalho fosse requerido, mais caro seria o preço, porém não podemos confundir as coisas. Por exemplo, se uma trabalhador realiza sua produção mais rapidamente e com a mesma qualidade que um outro que levou mais tempo pra