Reflexão da Luz
Em física o fenômeno da reflexão consiste na mudança da direção de propagação da energia (desde que o ângulo de incidência não seja 0º). Consiste no retorno da energia incidente em direção à região de onde ela é oriunda, após entrar em contato com uma superfície refletora. A lei de reflexão, diz que durante a reflexão especular o ângulo em que a onda é incidente sobre a superfície é igual ao ângulo a que é refletida. Espelhos exibem reflexão especular.
Materiais Utilizados Fonte de luz branca 12V - 21W, chave liga-desliga, alimentação bivolt e sistema de posicionamento do filamento;
Base metálica 8 x 70 x 3cm com duas mantas magnéticas e escala lateral de 700mm;
Superfície refletora conjugada: côncava, convexa e plana;
Diafragma com uma fenda;
Diafragma com cinco fendas;
Lente de vidro convergente plano-convexa com Ø60mm, DF 120mm, em moldura plástica com fixação magnética;
Cavaleiro metálico;
Suporte para disco giratório;
Disco giratório Ø23cm com escala angular e subdivisões de 1º;
Dois espelhos planos 60x80mm;
Dois fixadores de espelho plano;
Vela e caixa de fósforo;
Trena de 2m;
Anteparo para projeção com fixador magnético;
1. Reflexão da luz em espelhos planos
1.1 Montagem e Metodologia: Para dar inicio ao experimento montou-se o equipamento utilizado no experimento da seguinte forma:
Em seguida, colocou-se em um lado do cavaleiro metálico o diafragma de uma fenda e, do outro lado, uma lente convergente com distância focal 12cm. O motivo para o acoplamento da lente convergente consiste no ajustamento que a lente realiza nos raios luminosos, colocando os raios refratados de forma paralela, facilitando as observações no experimento. Ajustou-se a posição da lente convergente de forma que os raios luminosos da lâmpada incidissem diretamente no foco da mesma.
Ligou-se a fonte de luz e ajustou-se o raio luminoso de forma que incidisse no centro do disco giratório. Colocou-se um