Reflexos posturais
DESENVOLVIMENTO DA AQUISIÇÃO DOS PADRÕES DE POSTURA
Ao terapeuta compete facilitar e guiar a formação dos diferentes padrões de postura em atraso e corrigir as anormalidades existentes. Assim sendo, precisa conhecer como são adquiridos, as condições necessárias para que as diferentes etapas do desenvolvimento sejam obtidas, os elementos responsáveis pela passagem de uma etapa a outra, e quais os diferentes estágios do desenvolvimento do tono postural que devem ser desenvolvidos.
1.Como o bebê adquire os diferentes padrões de postura.
Uma determinada postura é tomada pela primeira vez ao acaso pela ação da gravidade, quando os segmentos do corpo são passivamente nela colocados ou, ativamente, graças às atividades dos RT (Reflexos Tônicos) e dos RR (Reflexos de retificação).
É principalmente graças à combinação, à sucessão e a competição entre as respostas dos diferentes RP (reflexos Posturais) que a criança tomará pela primeira vez as posturas correspondentes às diferentes etapas que caracterizam o seu o seu desenvolvimento postural e passará de uma postura à outra: da posição deitada à sentada, de sentada à de pé etc. Quando uma criança assume uma determinada postura reflexivamente, durante seu desenvolvimento normal, ela capta a imagem proprioceptiva correspondente à posição dos segmentos do seu corpo. Uma vez adquirida a imagem proprioceptiva da postura, a criança passará a usá-la sob o controle do córtex. Quando ela for evocada a projetada no campo perceptivo e, em seguida, nas áreas efetuadoras do córtex frontal, servirá de modelo e estímulo para que a postura seja de novo tomada e mantida. A princípio, a postura é tomada e será mantida pela atividade dos RP (Reflexos Posturais). Depois a postura será