Reflexos dos PCNEM e a prática dos professores de geografia
SÃO PAULO
2013
REFLEXOS DOS PCNEM E A PRÁTICA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: DESAFIOS E LIMITAÇÕES
SÃO PAULO
2013
Introdução
Nas últimas décadas, o ensino de Geografia, assim como as demais ciências, vem sofrendo mudanças profundas em decorrência da denominada “revolução da informática” que promove mudanças radicais nas áreas do conhecimento, que passa a ocupar um lugar central nos processos de desenvolvimento, em geral. O volume de informações produzido em decorrência das novas tecnologias é constantemente superado, colocando novos parâmetros para a formação dos cidadãos e se relaciona com as múltiplas possibilidades de ampliação dos conceitos da ciência geográfica.
O professor nos dias de hoje deve refletir sobre as transformações que ocorrem no mundo de maneira muito rápida. Um dos grandes desafios é estar atento a essas mudanças e estabelecer estratégias para abordar os assuntos em sala de aula. Há de se fazer escolhas sobre o que é relevante e a forma como os temas serão articulados com os alunos. A pesquisa será de fundamental importância dentro do contexto deste mundo acelerado. O professor pesquisador, reflexivo, que dialoga é o mote da educação atual.
Ainda, o PCNEM de Geografia atende às necessidades e diversidade socioeconômicas, regionais e culturais das comunidades atendidas, sobretudo no âmbito da escola pública? Como proporcionar práticas e reflexões que levem o aluno à compreensão da realidade? Como refletir e repensar as práticas e vivências em sala de aula, com a mudança e a incorporação de novos temas no cotidiano escolar?
O objetivo principal deste trabalho é fomentar a revisão da prática docente, levantar questões sobre os limites e as vantagens dos parâmetros e planejar as atividades docentes de maneira crítica.