Reflexo Relatorio
Reflexo são tipos de movimentos com o qual já nascemos com eles programados, o termo reflexo é usado para designar um tipo de resposta invariante, relacionada a um estímulo externo ao sistema nervoso, ocorrendo sem interveniência do psiquismo e sem repercussão sobre ele. Eles ocorrem por estimulação física ou química e dependem de uma série de estruturas para que se efetive a reação ou ação reflexa.
Ato Reflexo – é uma reação involuntária rápida, antes mesmo de o cérebro tomar conhecimento do estimulo periférico ele já visa uma proteção e adaptação do organismo. É como ele reage a o estimulo externo.
Arco Reflexo - Ocorrendo um estímulo, a fibra sensitiva de um nervo raquidiano transmite-o até a medula espinhal passando pela raíz posterior. Receptores da pele enviam informação aferente, que envia para os sensores dorsais e esses potenciais de ação é passado para parte ventral. O arco reflexo acontece após o ato reflexo, uma ação direta. Para ser um arco reflexo precisa-se de um receptor, que passa pela via aferente , ocorre a integração central, para via eferente e chega ao órgão efetor.
Objetivo
O objetivo foi ver em pratica como os processos dos reflexos são desenvolvidos no corpo, diante a cada estimulo recebido e a cada processo realizado com a rã.
Materiais utilizados
Luvas cirúrgicas
Papel tolha
Pinça anatômica
Barbante
Tesoura anatômica
Agulha
Passo a passo do processo
I. No primeiro momento foram observados todos os reflexos da Rã, a partir de estímulos externos.
II. Após secionar a medula, ela conseguiu responder a um estimulo químico e voltar para seu estado basal. Mesmo tetraplégica havia resposta dos estímulos externos, não com a mesma intensidade, pois a sensação de dor encontrava-se no encéfalo aonde já não chegava mais as respostas.
III. Em seguida tracionamos o H medular, assim ela sofreu um choque medular e não conseguiu mais responder aos reflexos, pois para haver reflexo precisa haver a