Reflexao do filme INVICTUS
Filme em homenagem a Nelson Mandela
Trabalho realizado por: Vera Santos Nº 19 12ªA
Nelson Mandela - Vida
Nelson Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918 – Joanesburgo, 5 de dezembro de 2013), foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul(1994-1999).
Foi um importante líder político da África que lutou contra o sistema de apartheid. O apartheid, que significa "vida separada", era o regime de segregação racial existente na África do Sul, que obrigava os negros a viverem separados. Os brancos controlavam o poder, enquanto o restante da população não gozava de vários direitos políticos, económicos e sociais .
Ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993 e Pai da Pátria da moderna nação sul-africana.
Este, até 2009 havia dedicado 67 anos de sua vida à causa que defendeu como advogado dos direitos humanos e pela qual se tornou prisioneiro de um regime de segregação racial, até ser eleito o primeiro presidente da África do Sul livre, razão pela qual em sua homenagem, a Organização das Nações Unidas instituiu, o Dia Internacional Nelson Mandela, no dia de seu nascimento, como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.
Filme “Invictus”
Invictus é um filme de 2009, na categoria drama biográfico e, dirigido por Clint Eastwood, estrelado por Morgan Freeman e Matt Damon.
O filme começa com a libertação de Nelson Mandela da prisão, depois de 27 anos passados nesta. Mandela é eleito para ser o primeiro presidente negro da África do Sul, isto marca uma mudança radical no país.
Esta mudança esta longe de ser fácil, a sua presidência enfrenta enormes desafios na era pós-apartheid. Mandela está particularmente preocupado com as divisões raciais entre negros e brancos sul-africanos, que podem levar à violência.
Mandela tenta descobrir como estimular os residentes do seu país. Por causa do seu amor pelo jogo, Mandela coloca seu apoio nos Springboks, a