Reflex O Da Luz
Estudamos que a reflexão da luz ocorre quando ela incide em uma superfície e retorna ao meio de incidência. É o que acontece numa superfície metálica polida. Quando a superfície refletora for plana e polida, ela é considerada um espelho plana.
Nos espelhos planos comuns, a superfície refletora é produzida depositando-se uma película de prata numa das faces da placa de vidro. O vidro, portanto, é apenas um suporte para o que verdadeiramente produz a reflexão: a película de prata.
Leis da reflexão
Viajando de ônibus, metro ou trem lotado, numa noite escura ou atravessando um túnel escuro, podemos ver pela reflexão nos vidros pessoas que estão próximas de nós dentro do veículo. O interessante é que se num gesto de cordialidade você acenar para alguém que só é visível pelo reflexo no vidro, essa pessoa, pela reflexão notará seu aceno. Isso significa que ela também pode vê-lo.
Consideramos um raio de luz incidindo num espelho plano como mostra a imagem a baixo:
O fenomeno da foto pode ser representado pelo esquema a seguir:
Os raios AB e BC representam respectivamente os feixes luminosos incidente e refletido pelo espelho. Os ângulos i e r São as inclinações dos raios incidente e refletido em relação a reta normal ao plano do espelho conduzido pelo ponto de incidência (B).
O fenômeno da reflexão fundamenta-se em duas leis:
10 lei: o raio incidente (AB), a normal (N) e o raio refletido (BC) estão situados num mesmo plano (AB, N e BC São coplanares).
20 lei: O ângulo de reflexão r é igual ao ângulo de incidência i. i = r
Formação de imagens nos espelhos planos
Apesar de a luz ser emitida em todas as direções a partir de um objeto luminoso ou iluminado, para facilitar nosso estudo vamos nos concentrar apenas em alguns raios de luz que representarão o feixe luminoso incidente no espelho.
Suponha um ponto P luminoso localizado em frente a um espelho plano. Aplicando as leis da