Reflex O Da Luz E Espelhos Planos
Reflexão da luz - ocorre quando os raios de luz incidem na superfície que separa dois meios e retorna ao meio original.
Espelho plano - toda superfície polida, com grande poder de reflexão, onde a luz sofre reflexão regular (reflexão especular). Pode também constar de uma placa de vidro cuja superfície posterior é pintada com uma fina película de prata.
Na reflexão regular (espelhos), a superfície refletora é muito polida, os raios de luz são refletidos regularmente e se consegue observar a imagem do objeto, mas na reflexão irregular ou difusa (numa lousa, numa parede,etc.), onde a superfície refletora não é polida, após a incidência, a luz se espalha em todas as direções e sentidos, de maneira que se possibilite ao observador enxergar o objeto, estando em diferentes posições.
Leis da reflexão
1a – O ângulo de incidência ( i ) que o raio incidente forma com a normal (linha pontilhada) é igual ao ângulo de reflexão ( r ) que o raio refletido forma com a normal.
Observe que essa lei é válida para espelhos planos, curvos e para qualquer tipo de superfície refletora. 2a – O raio incidente, a normal e o raio refletido estão contidos num mesmo plano.
Características da imagem num espelho plano
O ponto objeto e o ponto imagem são simétricos em relação ao espelho, ou seja, a distância do objeto ao espelho é a mesma que a distância da imagem ao espelho e contidos numa mesma reta perpendicular ao plano do espelho.
O ponto imagem está sempre atrás do espelho e é virtual (não pode ser fotografado ou filmado atrás do espelho).
A altura do objeto é sempre igual à altura da imagem e a imagem é reversa ou revertida (troca direita pela esquerda).