Refletir
Quando acontecem, desvios de verba, utilização de paraísos fiscais e corrupção são amplamente divulgados na mídia, atingindo uma população tradicionalmente desinteressada sobre as questões políticas. Estas pessoas recebem estas notícias e, talvez por não conhecerem a gravidade do problema, ou por não perceberem que são as maiores prejudicadas, ignoram depois de alguns xingamentos, ou pior: julgam toda a classe política pela ação de alguns de seus maus representantes.
Entretanto, existem sim pessoas de boa índole que têm boas intenções ao se candidatarem para representar a população e escolher pelo bem comum. Mas elas não têm muitas chances, porque a imagem do político já está prejudicada. Quando chegam a apostar num candidato, as pessoas ainda mantêm-se ressabiadas, pensando “Logo este também vai se corromper”.
Esta descrença pode ser desmotivadora para os bem intencionados. Não apenas pelo sentimento de ausência de apoio, mas também pela não valorização de suas boas ações. Quando um projeto que beneficie milhares de pessoas é lançado e aprovado, tem-se uma nota num jornal. Porém, produzem-se grandes matérias e inúmeras reportagens quando o assunto é alguma ação inescrupulosa de um político.
O fato é que o político faz sim, e muito, por uma população. São eles