incluir para refletir
“Duvidar de tudo ou crer em tudo. São duas soluções igualmente cômodas, que nos dispensam, ambas de refletir.”
--Henri Paincore
1. Nome do cursista.
Patrícia Fabiana C. Gonçalves
2. Identificação do local: nome da escola, série, número de alunos, número de professores, áreas de conhecimentos e outros participantes envolvidos.
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Laureno Francisco Alves de Melo, 5ª ao 1º ano, mais de 300 alunos, aproximadamente 40 professores, educação inclusiva, comunidade escolar, será envolvida toda comunidade escolar.
3. Título do projeto
“Refletir para incluir”
4. Características do projeto (interdisciplinar, disciplinar, disciplinas/conteúdos envolvidos)
Interdisciplinar
5. Descrição geral.
O projeto intitulado “Refletir para incluir”, partiu da necessidade de levar os alunos a desenvolver a empatia, pois n que apartir daí nos educandos para com relação aos que tem deficiência e leva-los a reconhecer que não só as pessoas que tem deficiência precisam ser valorizados, mais todos, pois a única coisa que nos torna iguais são nossas diferenças e que portanto, possuímos limitações. Utilizarei as mais diversas metodologias no desenvolvimento do projeto, dentre elas posso citar: curta metragem, slides, filmagens, dinâmicas em grupo, textos diversos, construção de textos sobre o tema, vídeos, slides sobre tecnologia assistiva, dentre outros. O mesmo será desenvolvido durante todo o ano letivo nas aulas vagas.
6. Tecnologias utilizadas.
Data show, tv, dvd, computador, pen drive, máquina digital, dentre outras.
7. Comentários.
Muito se fala sobre inclusão, mais para que possamos contribuir para o processo inclusivo, se faz necessário refletir primeiramente sobre o preconceito, a diversidade e levar nossos educandos a desenvolver a empatia e para a partir daí refletirmos sobre as diferenças e discutir com eles o conceito de inclusão de forma ampla, sem restringir esse trabalho apenas as