Referências técnicas para atividades veterinárias
Orientar gestões estaduais e municipais no controle de serviços veterinários.
Atuação da vigilância sanitária:
Ações sobre estabelecimentos de assistência veterinária voltada para a saúde humana, sobre a prevenção de riscos e agravo a saúde do trabalhador, seguindo também as normas do ministério do trabalho.
O médico veterinário tem a obrigação de orientar os proprietários e guardadores de animais sobre zoonoses e sua transmição.
Todos os estabelecimentos de saúde precisam acondicionar corretamente os resíduos seja materiais de consumo, orgânico ou perfuro cortantes. As embalagens dos resíduos devem ser identificadas como por exemplo lixo comum, lixo infectante e perfuro cortante.
Na existência de equipamento de raio x deve ser seguidas inúmeras recomendações, como uso de avental plumbifero no técnico e no paciente, alem do técnico ter que usar o dosimetro no jaleco em todo o período de trabalho para posterior avaliação dosimetrica.
As paredes da sala deve portar chumbo em sua estrutura para evitar passagem de radiação.
Clínicas veterinárias também fazem uso de medicamentos da linha humana, sendo de controle especial ou não.
Para receber o alvará de funcionamento de uma clinica veterinária é necessário minimamente:
1- CNPJ e contrato social.
2- Uso do solo (alvará e licença de funcionamento).
3- Relação em contrato sobre empresa e seu responsável técnico.
4- Habilitação legal do responsável técnico expedida pelo conselho regional de medicina veterinária.
Notificação e controle de zoonoses:
O diagnostico de zoonoses deve ser acompanhado do isolamento do animal, dos procedimentos de desinfecção de utensílios e de materiais utilizados.
O medico veterinário é obrigado a notificar junto as autoridades competentes a ocorrência de zoonoses de notificação compulsória.
Deve-se sempre observadas as condições estabelecidas pela NR-32 para a proteção dos trabalhadores, bem como as normas para uso e