Responsabilidade técnica
RESPONSABILIDADE TÉCNICA NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS
J, 2014 nome RESPONSABILIDADE TÉCNICA NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS
J, 2014
INTRODUÇÃO
Quem é o responsável para que os alimentos que chegam a sua mesa sejam de qualidade? E quais são as leis que garantem que os alimentos estejam dentro dos padrões de qualidade? O responsável técnico é o grande responsável por essa qualidade e neste trabalho será apresentado quais são seus deveres e direitos perante o governo, indústrias, comércio e a sociedade.
QUEM É RESPONSÁVEL PELA QUALIDADE DOS ALIMENTOS? RESPONSABILIDADE DO GOVERNO O governo é responsável por fornecer os padrões, normas e diretrizes para o processamento de alimentos, sempre resguardando o interesse público. Órgãos como ANVISA, SIF e SIM, são responsáveis pela fiscalização de indústrias que fabricam os alimentos e o comércio seguindo as Normas Padrões Sanitárias.
RESPONSABILIDADE DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS A indústria de alimentos deve adotar uma política de qualidade e produzir dentro de um sistema de qualidade. O controle de qualidade das matérias-primas, ingredientes e processos é uma obrigação da indústria de alimentos.
A RESPONSABILIDADE DO MÉDICO VETERINÁRIO É da competência privativa do médico veterinário a inspeção e a fiscalização, sob o ponto de vista sanitário, higiênico e tecnológico, dos matadouros, frigoríficos, fábricas de conserva de carne e de pescado, fábricas de banha e gorduras em que se empregam produtos de origem animal, usina e fábricas de laticínios, entrepostos de carne, leite, peixe, ovos, mel e cera e demais derivados da indústria pecuária e, de um modo geral, quando possível, de todos os produtos de origem animal nos locais de produção, manipulação, armazenagem e comercialização.
Alínea “f”, artigo 5º da Lei 5.517/68
O QUE É O RESPONSÁVEL TÉCNICO? É o profissional, médico veterinário, que responde