referencias
Referência
É o “[ . . . ] conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual” no todo ou em parte, impressos ou registrados em diversos tipos de suporte. (ABNT, 2002, p. 2)
Incluir na lista apenas as fontes que efetivamente foram utilizadas para a elaboração do trabalho.
Podem-se separar os documentos bibliográficos de outros tipos de fonte (discos, filmes, fitas, etc.), recebendo o título de FONTES CONSULTADAS.
Pode-se incluir, também, uma BIBLIOGRAFIA RECOMEDADA onde são indicadas outras referências para aprofundamento do assunto.
As referências devem ser listadas em ordem alfabética única de autor(es) e/ou título(s). Em casos específicos, podem ser numeradas e arranjadas por assunto, autor ou correspondendo ao sistema numérico adotados nas citações.
As referências devem aparecer, sempre, alinhadas somente à margem esquerda e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo.
Os elementos da referência devem ser obtidos na folha de rosto, no próprio capítulo ou artigo e, se possível, em outras fontes equivalentes.
Substituir o nome do autor de várias obras referenciadas sucessivamente por um traço equivalente a 6 (seis) toques e ponto (______.), nas referências seguintes à primeira.
REFERÊNCIAS
FORMAS DE ENTRADA NAS REFERÊNCIAS
SEGUNDO A NBR 6023/2002
ENTRADA
EXEMPLOS
Um autor
CASTRO, Cláudio de Moura.
Dois autores
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino.
Três autores
ENRICONE, Délcia; GRILLO, Marlene; CALVO
HERNANDEZ, Ivone.
Mais de três autores
RIBEIRO, Ângela Lage et al.
Organizador, compilador, etc.
D'ANTOLA, Arlette (Org.).
Entidade coletiva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente.