Referencial teórico sobre adolescência
PSICOLOGIA DO ADOLESCENTE
I) Considerações Iniciais
A adolescência é período pelo qual o ser humano vivencia, sendo definido pelo Psicólogo e Educador americano Stanley Hall, primeiro presidente da Universidade de Clark em Massachusetts, EUA, como um período de “tempestades e stress” á emergência da sexualidade, posto que conflitos nesse estágio de desenvolvimento possam ser considerados normais. Questões que envolvam a adolescência, seus aspectos tais como físicos (eventos hormonais da puberdade), comportamento e pensamentos, desejos, medos e anseios serão temas aqui abordados e referenciados a partir das perspectivas da Ciência Psicológica. Entender o que é adolescência, seus aspectos, atribuições, estudos referentes á esta fase, contribuirá para os estudos destinados ao aperfeiçoamento e capacitação para a execução do Estágio Básico III, no qual será reunido para o engrandecimento educacional dos estagiários envolvidos no processo de coleta de informações e dados. A produção deste referencial teórico servirá de base para futuros recursos durante a realização do Estágio, sua avaliação será por critérios pré-definidos pela Professora supervisora. Todas as informações aqui reunidas estarão disponíveis em referencias ao final do trabalho.
II) Aspectos Físicos
Antes que se possa entender todos os aspectos que envolvam a subjetividade do adolescente é necessário que se conheça as transformações físicas que ocorrem nessa fase, referidas aqui como Puberdade.
1) Puberdade A adolescência tem duração de aproximadamente uma década, começando entre 11 á 12 anos de idade até o inicio dos 20 anos de idade - sabendo que não existe com precisão uma regra geral para que todos os indivíduos passem pelas mesmas transformações de forma igualitária, não há uma definição clara para seu