Resumo de citação
Por:
Genivaldo Antonio dos Santos²
“Então, qual é o lugar que os livros hoje ocupam em nossa vida? É a pergunta que nos vem à mente quando falamos neles. De que modo a leitura pode nos ajudar profissionalmente? A ausência de leitura dificilmente poderá ser compensada com o desenvolvimento tecnológico, porque nosso convívio pessoal ou profissional jamais terá soluções eminentemente técnicas.” (p. 02)
“Ler- hoje em dia – tornou-se imperativo para o desenvolvimento das nossas potencialidades profissionais, intelectuais e, por que não? Espirituais. E na reflexão crítica que a leitura nos proporciona que vamos nos conhecer melhor, perceber nossas falhas ou limitações em todos os terrenos.” (p. 02)
“Ora, as soluções, os improvisos são, no fundo, outras formas de você reler seu trabalho. E quanto maior for sua carga de leitura – aqui não nos referimos apenas a textos literários, mas a jornais, revistas, manuais etc. – mais possibilidades de mudanças você encontrará.” (p. 03)
“Ser eficiente, portanto, nunca significará rigidez na compreensão dos fenômenos da realidade. Quando sabemos ler bem, criamos possibilidades para tudo e ao criarmos novas alternativas para nosso mundo pessoal ou profissional, transformamos a realidade ou em realidade nossas ações, pensamentos, opiniões.” (p. 03) “A escrita, por exemplo, é um dos resultados mais positivos da leitura. Quando escrevemos, somos obrigados a pensar sozinhos. Já não repetimos os mecanismos mentais de outras pessoas, como acontece na leitura, criamos nós mesmos esses mecanismos, daí a sensação de independência que experimentamos quando produzimos um texto. ‘É um dom que ninguém me rouba’ declarou certa vez a escritora Marina Colasanti.” (p. 03)
“Nem sempre é assim. Pensamos dessa forma por hábito, mas a leitura, para dar