Referencia Trabalho de Micro e Macro
A inflação é o aumento generalizado do nível de preços dos produtos, bens e serviços do mercado, ela reduz o valor do dinheiro, o que significa que com a mesma quantidade de dinheiro se compra menos. Os efeitos da inflação são considerados um mal econômico para qualquer individuo ou governo, são devastadores para a economia, principalmente quando uma sociedade procura se fortalecer para evitar as desigualdades sociais de distribuição de renda e controle econômico.
O Brasil já teve muitos problemas inflacionários, mas em 1994 houve uma grande mudança no cenário econômico, com a implantação do plano real pelo então presidente Itamar Franco, com o objetivo de controlar a inflação. Foi a maior medida econômica já implantada no país. O plano mostrou-se nos meses e ano seguinte o mais eficaz da historia. Os efeitos imediatos do Real refletiram-se no aumento da capacidade de consumo da população, redução da população miserável brasileira e fortaleceu a imagem do Ministro Fernando Henrique Cardoso, responsável pela condução do projeto.
O Plano esperava em longo prazo a manutenção das baixas taxas inflacionárias, o aumento do poder aquisitivo da população, a modernização do parque industrial brasileiro e o crescimento econômico acompanhado da geração de empregos a medida também veio acompanhada de uma taxa de câmbio estável, aumentou a concorrência dos produtos brasileiros e pressionou os preços para baixo.
A inflação moderada que temos hoje é diferente, por exemplo, da inflação inercial que enfrentamos na época do Plano Real. Contudo, basta olharmos atentamente para os preços e as porcentagens em relação ao Salário Mínimo, para ver que apesar da inflação, estamos em uma situação MUITO MELHOR hoje, do que há 19 anos atrás. Não por acaso, mas em função de uma política específica. Poderíamos estar ainda melhor, sem dúvidas, mas saber que caminhamos adiante nestas duas décadas, nos dá ainda mais forças para lutar para que