REFERENCIA TEORICA - ESTAGIO HOSPITALAR
Disciplina: Estagio básico II
Docente: Ivanildes Santos Rodrigues
Discente: Genize Pereira
5º Período de Psicologia - 2014.2
Apresentação de referencial teórico sobre a psicologia da saúde e o CAPS. Fonte: VASCONCELLOS, Esdras Guerreiro; GASPAR, Karla Cristina; CHIATTONE, Benevides de Carvalho; RIECHELMANN, José Carlos; SEBASTIANE, Ricardo Werner. Psicologia da saúde – um novo significado para a prática clinica. Ed. Cengage 2º edição – 2011. Lei nº 10.216 – de 06 de abril de 2001. Portaria/GM nº 336 – de 19 de fevereiro de 2002.
Quando falamos de psicologia da saúde se torna um neologismo em se tratar que a psicologia faz parte do rol da formação da área da saúde. Tem que se considerar que a psicologia cuida do ser humano em sua saúde mental.
Atualmente estamos numa sociedade que cada vez fica mais doente, com sintomas depressivos, esquizofrênicos e entre outros transtornos de personalidades.
O autor diz que a psicologia da saúde talvez seja a própria consequência lógica das transformações pelas quais passa a sociedade, desembocando em sua área de abrangência os anseios de todos aqueles que clamam pela construção de um modelo teórico de atuação inerente do paciente. Um modelo ampliado pelas diversas áreas do conhecimento, que se solidificam e harmonizam na tentativa de compreensão dos diferentes desequilíbrios emocionais físicos e sociais, e que de maneira soberana possa se colocar junto com outras áreas da saúde para contribuir com o balizamento preciso da compreensão do sofrimento vivido pelo paciente. (pág. 6)
Ele cita Matarazzo como definição da área:
A Psicologia da Saúde agrega o conhecimento educacional, cientifico e profissional da disciplina Psicologia para utilizá-lo na promoção e na manutenção da saúde, na prevenção e no tratamento da doença, na identificação da etimologia e no relacionados à saúde, à doença e às disfunções, bem como no aperfeiçoamento do sistema de politica da saúde.