referecial de educação infantil
A criança
A criança como todo ser humano, é sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que esta inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em uma determinado momento histórico. E profundamente marcado pelo meio social em que se inseri. A criança tem na família biológica ou não, um ponto de referencia fundamental, apenas da multiplicidade de interação social que estabelece com outras instituição social.
Educar
As funções de cuidar e educar deve estar associada á qualidade que advém de concepções de desenvolvimento, que leva em consideração o seu contexto social, ambientais, culturais e mais concretamente, nas interações e pratica, social que lhe fornece elementos relacionados as mais diversas linguagem e ao contato com o mais variado conhecimento para a construção de uma identidade autônoma.
Cuidar
Comtemplar o cuidado na esfera da instituição da educação infantil significa compreender-lo como parte integrante da educação, que o adulto dispunha de conhecimento, habilidades e instrumento, cuidar de um criança em um contexto educativo demanda a integração de varias campos de conhecimento e a cooperação de profissional de diferente área. Cuidar significa valorizar e ajudara desenvolver capacidade.
O desenvolvimento integral depende tanto dos cuidados relacionados, que envolvem a dimensão afetiva e dos cuidados com os aspectos biológico do corpo, com a qualidade da alimentação e dos cuidados com a saúde, quanto da forma como esses cuidados são oferecidos e das oportunidade de acesso a conhecimento variados.
Para cuidar é preciso antes de tudo estar comprometido com o outro, com sua singularidade, ser solidário com suas necessidades, confiando em sua capacidade. Disso depende a construção de um vinculo entre quem cuida e quem é cuidado.
O cuidar é preciso considerar a necessidade da criança que quando observada, ouvida e respeitada pode dar pista importante