Reestruturação dos estados brasileiros
ADMINISTRAÇÃO
JOÃO BATISTA SILVA DE OLIVEIRA
título do trabalho:
Reestruturação dos estados brasileiros
Guaíba - RS
2012
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 2.1 Reestruturação capitalista 4 2.2 Planejamento estratégico no desenvolvimento local 5 2.3 Divergência entre autora e demais autores 7 2.4 Onde está a verdade 8
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 8
APÊNDICES 10
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado 11
INTRODUÇÃO
O texto a seguir parte do princípio de como a reestruturação capitalista e crise dos estados nacionais tiveram uma influência significativa tanto no passado como em nosso presente, como mudaram a visão e a tomada de decisão por parte dos governantes em todos os níveis.
Há também um trabalho interessante sobre a perspectiva da região carbonífera para o século XXI onde alguns anos atrás era exclusivamente ligada a extração e mineração de carvão, mas que no dias de hoje devido as tendências de mercado está se tornando um forte polo metal mecânico.
DESENVOLVIMENTO
Com base no que foi lido a respeito da reestruturação capitalista entende-se que:
A transição democrática, as críticas e polêmicas, táticas e estratégias da esquerda basicamente aumentam o interesse neste problema de ordem democrática, do Estado e do poder. Os espaços territoriais devem ser conhecidos, reconhecidos e reconsiderados em uma democracia popular. (A. MASSOLO, 1988, P46).
REESTRUtuRAÇÃO CAPITALISTA.
Os processos de desenvolvimento brasileiro e mundial.
Reestruturação capitalista e a crise dos estados – A reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais tiveram início em 1970 basicamente num período pós-guerra. O Brasil experimentou uma onda de reformas até então inédita no capitalismo primário exportador. Através da frente política liderada por Getúlio Vargas e avançou na direção do desenvolvimento de suas forças produtivas urbanas, especialmente industriais,