Reencantar para a vida
Produzimos ao longo de nossa vidas símbolos, mitos, deuses que adquirem influencia sobre tudo em nossas vidas, no novo mundo a ciência e a razão quis substituir Deus pelo sujeito humano, criando uma visão negativa das religiões tradicionais.
Os jovens devem ser educados para que saibam discernir, a diferença entre os vários tipos de deuses, símbolos, mitos e crenças.
1 - Globalização e a imitação do desejo humano
Com a globalização o mercado se tornou mais amplo, para que marcas e modelos sejam criados em larga escala e distribuído mundialmente, grandes ídolos esportivos ou artistas, ganham fortunas para induzir a população a consumir cada vez mais,assim para maioria das pessoas o sentido da vida, esta em consumir cada vez mais produtos, as pessoas se sentem deprimidas se não podem comprar.
Predomina valores que vão de contra ao contexto histórico cultural, propagandas “educam”, conforme seus propósitos, determinando padrões estéticos, o problema maior é que esses padrões não são acessível a maioria da população, assim desencadeia uma luta constante entre as sociedades, ricos consumindo modismos e os pobres lutando entre si para alcançar os desejos de consumo.
As pessoas cada vez mais querem imitar umas as outras, o que revela sua baixa auto- estima , opressão, sem contar que esse consumismo do mundo é altamente insustentável causando grandes impactos na natureza,essa educação do mundo para dar sentido a vida causa conseqüências sérias, não só na vida pessoal mas em outras questões sociais também.
2- O sentido da vida e a fé:
O primeiro passo para discutirmos o sentido da vida é reconhecer que não podemos viver sem sentido. É ele que nos dá direção crítica perante a sociedade, porém, não há como provar que este ou aquele é o melhor sentido! Ele pode ser determinado pela religião, ciência ou até mesmo pelo capitalismo, porem não há como determinar o