Redução tempo de set-up de uma off-set
A indústria gráfica também enfrenta grandes problemas nos prazos de entrega devido à grande variabilidade de produtos que o mercado exige. Além disso, de um modo geral, tal tipo de indústria enfrenta dificuldades em sequenciar sua produção, visto que as mesmas máquinas são utilizadas para diversos tipos de produtos, que é característica da produção intermitente.
Monks (1987) cita que os sistemas intermitentes são usados para produzir pequenas quantidades (ou lotes)de diversos itens em equipamentos e máquinas iguais, ou seja,as mesmas máquinas produzem diversos tipos de produtos.
Segundo Russomano (1995), as características da produção intermitente são:
a) Tempo de preparação é da mesma ordem de grandeza que o tempo de operação;
b) A quantidade de produtos iguais é pequena, mas pode se repetir;
c) As máquinas são arrumadas por processo de fabricação, com difícil calibragem;
d) Como as máquinas são universais, os operadores precisam ser qualificados (versáteis);
e) A capacidade ociosa é grande;
f) Fluxo de produção é lento, resultandonum estoque de material em processamento alto;
g) Exige muitas instruções de serviço.
Apósa identificação do gargalo, são estudadas alternativas para a redução do tempo de operação, pensando sempre na otimização do sistema.
Uma das ferramentas para a redução do tempo de setupfoi desenvolvida por ShigeoShingo que observou que a tarefa de setup pode ser divida em duas, classificando-as em setup interno e externo. Shingo definiu setup interno como sendo preparação da máquina que só pode ser feita com a mesma sem trabalhar, ou seja, onde ocorre uma ociosidade do recurso. Já setup externo, foi definido