Fablub
1384 palavras
6 páginas
Instituto COPPEAD de AdministraçãoUniversidade Federal do Rio de Janeiro
MBA Executivo – Turma 101
1 - Objetivo
A Fábrica de Lubrificantes (FABLUB) passou por profundas transformações nos últimos 10 anos, com a redução na quantidade de armazéns, no número de dias de produto acabado em estoque e na variedade de SKUs comercializados. O desafio para os próximos anos será dar continuidade às mudanças na política de produção e de alocação dos estoques visando reduzir os níveis de estoque. Para isso, a estrutura e o funcionamento dos segmentos de mercado são determinantes para as decisões relativas.
O objetivo do trabalho será buscar responder a algumas questões ligadas principalmente à segmentação dos clientes e como suas características afetam a necessidade de continuidade de redução dos estoques da empresa. Com a centralização dos estoques em dois armazéns e a ainda elevada variedade de SKUs torna-se necessária a avaliação de quais linhas de produtos poderão ser transformadas de produção para estoque, que requer maiores níveis de estoque, para produção contrapedido.
2 – O impacto da segmentação dos clientes nas políticas da FabLub
Na empresa, a segmentação das políticas e dos recursos de produção e de distribuição observa as necessidades específicas de seis segmentos de mercado: aviação, mariner, off-shore, consumer, commercial e industrial. Como os segmentos de aviação, mariner e off-shore são muito específicos e gerenciados por uma outra unidade de negócios, não serão considerados na análise. Os segmentos consumer e commercial respondem por 80% do volume produzido e faturado, enquanto que o segmento industrial representa 20%.
As necessidades de produção, logística e estoques dependerão das características de cada um dos segmentos de mercado e estão resumidas no quadro abaixo:
As diferentes características dos principais segmentos de mercado afetam diretamente três dos 4P’s de Marketing conforme o quadro abaixo:
O planejamento da