Resumo sistema de informações gerenciais - ucb - administração
Aula 01: A Economia Digital
1. Paradigmas da Nova Economia A aceleração da economia digital gera diversos efeitos positivos, mas também alguns outros incômodos: Obsolescência, Descartabilidade e Volatilidade de Vínculos. 2. Flexibilidade a Agilidade A flexibilidade e a agilidade são características imprescindíveis para sobreviver e prosperar na nova economia de mercado.
Flexibilidade: Capacidade de realizar alterações e aprimoramentos sucessivos nos produtos, processos e nas estruturas empresariais.
Agilidade: Velocidade da decisão e ação cada vez maior, produzindo bens e prestando serviços em prazos cada vez menores.
3. Qualidade e Produtividade O aprimoramento das especificações pela exigência de “mais valor” expresso na maior qualidade e diminuição de custos pelo aumento de produtividade torna-se fundamental para conquistar o cliente.
4. Tecnologias de Informação Aplicada Para compor o contexto da atuação empresarial na economia digital, dispõe-se atualmente de diversas tecnologias de informação aplicada. Podemos citar algumas áreas de atuação como: Automação Comercial, Automação Industrial, Automação Bancária e Automação de Serviços.
5. Multimídia As tecnologias de digitalização de imagem e som tornaram as suas transmissões mais precisas e rápidas. Vejamos algumas delas: Vídeo Streamer, Internet, Business to Customer, Business to Business, DataCenters, Videovigilância, Radares Laser e Outsourcing, são alguns exemplos.
Aula 02: O Sistema Empresa
1. Funções Empresariais Ás áreas funcionais fundamentais, presentes em todas as organizações, são comercial, produção e operação, recursos humanos e finanças.
2. Integrações Externas Como todo sistema aberto que efetua trocas com o meio ambiente onde se situam, as empresas interagem com diversas entidades e instituições externas. Vários projetos e estruturas organizacionais são concretizados