processo de fabri II rodas
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO II
ATPS
Taubaté
2013
Introdução
Roda
A roda é uma das seis máquinas simples com vastas aplicações no transporte e em máquinas, caracterizada rotativo no seu interior.
A roda transmite de maneira amplificada para o eixo rotação eixo qualquer força aplicada na sua borda, reduzindo a transmissão tanto da velocidade quanto da distância que foram aplicadas.
Similarmente, a roda transmite de maneira reduzida para a borda qual aplicada no seu eixo rotação eixo, amplificando a transmissão tanto da velocidade quanto da distância que foram aplicadas.
O fator importante para determinar a transmissão de força, velocidade e distância é a relação entre o diâmetro da borda da roda e o diâmetro do eixo.
1. Aplicações
1.1. Transporte
No transporte de objetos, o objetivo dela é diminuir a fricção total de arrasto de um objeto entre dois pontos em uma superfície. O objeto sendo transportado, colocado no seu eixo, necessita se arrastar por uma distância menor do que a distância percorrida pela borda da roda em contato com a superfície, porque o eixo sempre reduz a transmissão da distância percorrida pela borda da roda.
É interessante notar que a superfície por onde a borda da roda se desloca deve ser preparada a priori para aumentar a eficiência da roda. A roda não é muito útil para o transporte sem a presença de estradas.
É também interessante notar que embora a roda seja uma maneira eficiente de transporte, as formas de vida usam-na de maneira muito limitada nesse sentido.
1.2. Máquinas
Em máquinas, a roda age principalmente acoplando-se a outras rodas, de modo a transmitir velocidade e torque através do seu típico movimento circular. Exemplos de rodas especializadas usadas em máquinas são a engrenagem e a polia.
2. Tipos e Formatos das Rodas.
Um dos primeiros tipos utilizados, se trata de um tronco serrado em forma de disco (Figura 1)
Após, surgiu as rodas que foram largamente