Redox
Prata reduzida
Cobre oxidado
Semi-reação de redução
Uma particularidade das reação redox é que elas podem ser realizadas colocando os reagentes em contato ou, então, separados fisicamente: CÉLULA
ELETROQUÍMICA
Prata oxidada
Cobre reduzido
Qualquer reação redox pode ser vista como duas espécies em suas formas reduzidas (red) e oxidadas (ox)
Semi-reação:
Por outro lado, um redutor é uma espécie, tal como o que doa facilmente um elétron para outra espécie. O redutor se oxida na reação.
Semi-reação:
Uma substância que tem uma grande afinidade por elétrons, como o Ce4+, é chamada oxidante. O oxidante se reduz ao receber elétrons.
1 elétron
Em uma reação de oxidação-redução, os elétrons são transferidos de um reagente para outro:
Equilíbrio de Oxidação-redução
3
1
x2
Mede-se a diferença de potencial (ou voltagem) nos dois eletrodos
Uma ponte salina isola os reagentes, mas mantém o contato elétrico entre as duas metades da célula. É usada para prevenir a mistura dos constituintes das duas soluções eletrolíticas que formam células eletroquímicas.
Cada conjunto que contém um par OX/RED de uma espécie conectado ao circuito por um condutor de elétrons é denominado eletrodo.
Em uma célula eletroquímica o oxidante e o redutor encontram-se separados fisicamente, mas há contato elétrico; em circuito aberto, não há reação líquida, embora exista potencial para a reação ocorrer;
+
A reação global é obtida, após igualar o número de elétrons através da multiplicação da semi-reação da prata, pela soma das duas semi-reações; não pode haver excesso de elétrons.
4
2
Ao colocar um espiral de cobre em uma solução de AgNO3 obtém-se a “árvore de prata”. Uma semi-reação é um conceito teórico: ela não existe isoladamente e sempre é necessário existir uma segunda semi-reação que serve como uma fonte ou receptora de elétrons.
1
25/11/2011
Eletrolítica: carrega a bateria por reação