Redescoberta Do Aquifero Guarani
* Ponta Grossa (Paraná), as estruturas geológicas e as intrusões vulcânicas dividem o sistema aqüífero em diversos fluxos independentes e limitados ao Brasil.
*São Paulo apresenta excelente conformação estrutural, o que facilita a recarga, circulação e descarga das águas subterrâneas. Pois é onde a potencialidade do Aqüífero Guarani mais se aproxima da noção divulgada pela imprensa. Apresentam alta salinidade proximo ao rio paraná.
*Mato Grosso do Sul as medidas de pressão das águas do aqüífero indicam fluxos das águas principalmente em direção ao rio Paraná e alta salinidade.
*Santa Catarina e Paraná extensas áreas do aqüífero têm águas com alta salinidade, não potáveis.
*Uruguai a hidroestratigrafia do aqüífero é complexa e sua conformação estrutural é favorável ao fluxo das águas, entretanto, os valores de salinidade e a temperatura da agua aumentam próximo ao rio Uruguai.
*Argentina predominam as águas termais e o sistema aqüífero é totalmente confinado em grandes profundidades. Na Província de Entre Rios, é possível observar-se um incremento exagerado na salinidade do aqüífero logo a partir do rio Uruguai, quando poços termais passam a apresentar águas com mais de 100.000 mg/l de sais,