Aquifero Guarani
GUARANI
O QUE É ?
O Aquífero Guarani é uma reserva subterrânea de água doce
(considerada até o momento a maior do mundo).
Um dos mais importantes estudos feitos sobre ele, "A redescoberta do Aquífero Guarani", foi desenvolvido em 2006 pelo geólogo José Luiz Flores Machado, do Serviço Geológico do
Brasil. Flores Machado afirma em seu estudo que, a rigor, não se trata de um único aquífero mas de um "sistema aquífero". Sendo assim, o correto seria chamá-lo de "Sistema Aquífero Guarani".
SUA LOCALIZAÇÃO.
O aquífero Guarani ocorre nos estados de Mato
Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo,
Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do sul; atingindo também os países Argentina, Paraguai e Uruguai. É portanto um sistema transnacional.
A área total de ocorrência chega a 1.400.000 quilômetros quadrados, dos quais cerca de 1 milhão está em território brasileiro. Sua dimensão norte-sul no Brasil chega a 2000 quilômetros. A FORMAÇÃO DO AQUÍFERO
Há cerca de 150 milhões de anos, nossa região era um enorme deserto. Um intenso vulcanismo provocou o derramamento de lavas, cobrindo a maior parte de suas areias. Ao se resfriarem, as lavas se solidificaram formando uma rocha dura chamada basalto.
O peso do basalto compactou e agregou as areias do antigo deserto até formar uma rocha porosa chamada arenito. O arenito ficou comprimido debaixo do basalto, restando apenas algumas bordas descobertas, denominadas áreas de afloramento ou de recarga. Por ali, as águas das chuvas passaram a penetrar lentamente no antigo deserto ao longo de milhões de anos, formando o reservatório de águas subterrâneas chamado Aquífero Guarani.
Recarga, descarga e afloramento
O Aquífero tem zonas de recarga (locais onde a água ingressa no mesmo) e de descarga (onde a água sai).
As principais zonas de recarga direta encontram-se nos Estados de
São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina (Brasil).
No Paraguai, encontram-se no