Artigo Cient Fico Aqu Fero Guarani

2505 palavras 11 páginas
MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE SISTEMASResuMO
Nos últimos anos uma das grandes preocupações ambientais tem sido a escassez da água. Uma preocupação que aparentemente teria sido amenizada com a descoberta de um imenso mar subterrâneo de água doce no Brasil, chamado Sistema Aqüífero Guarani, considerado a maior reserva de água doce potável do mundo, que começa no Mato Grosso do Sul, estendendo-se por Goiás, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, até o Paraguai, Argentina e Uruguai. Suas águas ocorrem preenchendo espaços, poros e fissuras de rochas, entre 200 e 132 milhões de anos. Seria tanta água nesse reservatório natural, dizem, que teria capacidade de abastecer o mundo inteira por 2.500 anos! A última estiagem avivou as especulações sobre o aproveitamento deste manancial no Estado. Porém, estudos recentes trazem revelações surpreendentes, pois mostra que o verdadeiro Aqüífero Guarani é muito diferente do que foi dito até agora, com menos água e mais problemas, sendo compartimentado e a quantidade e qualidade da água variam de região para região. Apesar de sua importância, as atividades humanas, sobretudo as industriais e agrícolas têm provocado a contaminação das águas.

Palavras-Chave: Aqüífero Guarani; consumo; águas subterrâneas.
1. Introdução
Neste artigo será tratado um dos assuntos que mais ocupou espaço na mídia, nos temas relacionados com água subterrânea, meio ambiente. Gestão e proteção de recursos hídricos.
Nestes últimos anos nunca os meios de comunicação existentes estiveram tão repletos de informações sobre lençóis de água subterrâneos e também mares subterrâneos. Talvez a mais importante contribuição que o Aqüífero Guarani tenha dado para a sociedade brasileira e do MERCOSUL é fazer com que as pessoas comuns tivessem interesse pelo que esta acontecendo com as águas, em especial, as desconhecidas águas subterrâneas. Isto seria magnífico, caso as informações que estivessem sendo passadas fossem reais e preferencialmente não

Relacionados