redescoberta da natureza
Milton santos
RESUMO: Com a presença do homem sobre a Terra, a natureza está, sempre, sendo redescoberta, com a criação da natureza social. É a história de uma rutura progressiva entre o homem e o entorno, acelerada pela mecanização. Mediante a tecnociência, a natureza artificializada alcança seu estágio supremo, onde a natureza e o homem tornam-se reciprocramente hostis. Com a globalização da economia, da política e da cultura, não há mais relações totalizantes entre a sociedade e o meio. A natureza tecnicizada se impõe como algo abstrato, exigindo um discurso.
A questão do meio ambiente é um aspecto dessa evolução e reclama um estudo abrangente, para permitir uma correta interpretação. Para alcançar essa interpretação, a universidade deve fugir dos raciocínios técnicos e conformistas e enfrentar o entendimento do mundo como um todo.
A história ambiental: temas, fontes e linhas de pesquisa
José Augusto Drummond
Resumo
O artigo examina as origens e a situação atual da história ambiental, tal como entendida nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa. São avaliados os problemas encontrados pelas ciências sociais em incluir variáveis ou aspectos ambientais em seu campo de pesquisa legitimado. Algumas características das pesquisas e de textos produzidos pela história ambiental são descritos. O artigo também menciona outras disciplinas científicas intimamente relacionadas a esse novo campo e proporciona informações sobre o periódico "Environmental Review". Em seguida, oferece pequenos sumários dos principais livros sobre história ambiental publicados nos últimos vinte anos, e menciona alguns escritores e ensaístas brasileiros da atualidade que, de diferentes formas, hoje ou no passado, revelaram uma sensibilidade para variáveis ambientais. Por fim, o texto avalia como a história ambiental pode contribuir para um melhor entendimento da história e da sociedade brasileiras.
As bases teóricas da história ambiental
José