Redes
Curso: Engenharia Mecatrônica 2º Semestre de 2012
Disciplina: Redes Industriais de Computadores Prof. Mário Cupertino
- Redes PROFIBUS –
Edson Martins de Oliveira - 0944007 - X
Leandro de Oliveira Pereira – 0944031-3
Pedro Sérgio Tôrres Figueiredo Silva – 0944029-1
Ouro Branco, Abril de 2013.
1. INTRODUÇÃO
Diante da necessidade de comunicação entre máquinas do processo industrial de diferentes fabricantes, surge por volta de 1986 através de grupos de pesquisadores europeus, alguns protocolos a fim de padronizar as trocas de informações tornando comum a comunicação entre dispositivos de chão de fábrica. Por volta de 1990 o protocolo profibus já era largamente utilizado nos sistemas industriais por ser um processo de baixo custo, confiável e de fácil implementação.
Conhecida por ser um das plataformas mais abertas do mundo, o profibus foi desenvolvido pela Siemens e pertence a um grupo de protocolos que compartilham um conceito chamado de fieldbus que é baseado na ideia de descentralização da inteligencia. Com a criação do protocolo os usuário mundiais tem um padrão internacional para seguir cujo seu desenvolvimento sempre esteve focado em redução de custos, flexibilidade, confiança e atendimento aos mais diversos equipamentos industriais.
Hoje estima-se que há mais de 10milhões de nós instalados com tecnologia profibus. O PROFIBUS INTERNATIONAL (PI) ostenta mais de 1100 membros em todo mundo e formam a maior associação de usuários de barramento de campo no mundo.As empresas-membro do PROFIBUS internacional estão sempre reunidas nos chamados Work Groups atentas às novas demandas do mercado para garantir novos beneficios para a tecnologia de ponta.
2. OBJETIVO
A criação das redes PROFIBUS tem como principal objetivo a padronização das interfaces dos dispositivos de campo. Sendo assim, foram desenvolvidas as