Demanda e oferta - cana de açúcar
Demanda e Oferta: Cana – de – açúcar
A situação atual e a perspectiva da oferta e demanda. A oferta da cana- de - açúcar não será suficiente para atender a demanda do Brasil nos próximos anos. Conforme pesquisas feitas projetou-se até 2020 uma necessidade de produção de cana no Brasil superior a 1,3 bilhão de toneladas para atender plenamente a demanda por etanol e açúcar, ante a expectativa real de 974 milhões de toneladas. Já em 2020/2021, a oferta brasileira estará 41% menor do que a necessidade, sendo que a expectativa em relação a safra de cana será de 974 milhões de toneladas, ante uma necessidade superior a 1,3 bilhão de toneladas do produto. A principal razão para esse recuo no crescimento do setor foi a baixa frequência na renovação dos canaviais, que na média histórica compreendia a 15% da área total plantada, e nas duas ultimas safras não ultrapassou 8%.
Medidas tomadas frente às necessidades do mercado. O governo federal anunciou em 2012 o Plano Estratégico do Setor Sucroalcooleiro, que tem a ambição de expandir a oferta de cana-de-açúcar para fabricação de etanol nos próximos quatro anos. A primeira medida, com custo estimado de R$ 29 bilhões, é a renovação de 6,4 milhões de hectares plantados com cana até 2015. Segundo o Ministério da Agricultura, a idade média dos canaviais está mais elevada que a ideal, já acima do sexto corte. A crescente demanda por etanol, no entanto, exige também a expansão da área plantada.
Conclusão
Devido a criação e grande aquisição de carros movidos a Etanol cresce, na perspectiva de 10 anos( 2011-2021), o aumento pelo consumo deste produto que aliado a demanda de açúcar torna-o escasso tendo uma defasagem de . Desta forma estima-se altos preços destes produtos e medidas para que a oferta seja