redes
Município de Várzea Paulista – SP - DRS VII
Atividade do módulo 3
Como você correlaciona o que você aprendeu sobre o caso brasileiro com o que você viu no módulo 3 sobre a gênese dos sistemas de saúde e sua estreita correlação com os sistemas de proteção social?
Os primeiros sistemas de proteção social foram: família, a comunidade, as associações filantrópicas e religiosas.
No Brasil, inexistiam políticas de Estado de proteção social, deixando a responsabilidade do cuidado à saúde também para as famílias e instituições de caridades.
Coma vinda da família Real para o Brasil, surgiram as primeiras instâncias de saúde pública que fiscaliza o exercício da medicina e o saneamento, garantindo a salubridade da corte que fiscalizavam os navios que chegavam aos portos brasileiros, impedindo a chegada de novas doenças. Isto estava estritamente relacionado ao interesse político, a preocupação maior ainda era a saúde da cidade e do produto. A assistência ao trabalhador era uma consequência dessa política. O trabalhador doente era simplesmente afastado de quarentena para que os outros trabalhadores ficassem protegidos.
Com a Proclamação da república, tivemos o fortalecimento e consolidação econômica da burguesia do café. O país estava atrasado e necessitava ser modernizado, porém a saúde era um grande problema. Políticas de saúde foram definidas para responder às necessidades desse novo Estado.
Ações para o controle de doenças (epidemias) e o saneamento urbano e rural foram realizadas. As ações de saúde pública era responsabilidade do Estado e papel do governo federal, exercendo de forma centralizada um conjunto de atribuições, interferindo no próprio arranjo federativo estabelecido.
Grande parte da população não tinha recursos próprios para custear uma assistência.
Surgiram as primeiras manifestações operárias urbanas com intensos conflitos. Não havia garantia para o mínimo de proteção social.
Em 1923,