Redes
Bruno Dinelli - dinelli.bruno@gmail.com;
Daniela Borges - dani.borges.machado@hotmail.com;
Deivid Siqueira - deividsiqueira@yahoo.com.br;
Igor Quaresma - igor.quaresmapinto@gmail.com;
Welbert Nogueira - welbertnc@yahoo.com.br;
ABSTRACT
Envasamento, dosagem, mistura de líquidos, indústria de líquidos, sensor de nível, bombas, reservatórios, microprocessador, Arduino.
RESUMO
1. INTRODUÇÃO
1. OBJETIVO
Propor e simular uma solução automatizada para o controle da dosagem, mistura e envasamento de líquidos. Controlar as etapas dos processos desde o enchimento dos reservatórios iniciais até o envasamento dosado do líquido final através de um conjunto de hardware composto por sensores de nível, bombas, pás misturadoras, válvulas solenóides e um microcontrolador. Precisar níveis de líquidos, volumes em dosagens e envasamento em série através de um software que processa os dados obtidos pelos sensores e atua sobre saídas de um microcontrolador previamente parametrizadas. Entregar em reservatório final, através de um processo cíclico que independe da intervenção humana, um líquido homogêneo resultante da mistura de dois componentes com concentrações constantes, com baixo custo.
2. JUSTIFICATIVA
A mistura de líquidos é uma tarefa comumente realizada pelos seres humanos, pois utilizam desse processo em rotinas domésticas como na preparação de alimentos e bebidas, lavação de roupa e limpeza no seu dia a dia. Mas não só em processos simples e domésticos, a mistura de líquidos é etapa contemplada em diversos processos industriais, de pequeno, médio e grande porte. Presente na indústria de bebidas, laticínios, alimentos, siderurgia, mineração, entre outros, a mistura de dois ou mais componentes depende de um controle não só da forma como é feita, mas também da dosagem precisa para que o produto final seja obtido