Metodologia científica – uma breve introdução à pesquisa
FRANCISCO, Rose Meire
HAFNER, Maylu Botta
Resumo
Este trabalho objetiva descrever a pesquisa científica, fazendo uma pequena introdução aos diferentes métodos científicos que devem ser conhecidos ao longo da vida acadêmica. Esse texto discorre sobre as características principais dos métodos dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético e fenomenológico. Pode-se concluir que o conhecimento desses diferentes métodos é fundamental para produção e reprodução de conhecimento.
Palavras-chave: metodologia científica, pesquisa, métodos.
Abstract
This paper aims to describe the scientific research, making a short introduction to the various scientific methods that must be known throughout the academic life. This text discusses the main characteristics of methods deductive, inductive, hypothetic-deductive, dialectic and phenomenological. It can be concluded that knowledge of these different methods is critical to production and reproduction of knowledge.
Key-words: cientific methods, research, methods.
Introdução
Seja em um curso de especialização (lato sensu), como em um mestrado ou doutorado (stricto sensu) ou mesmo em uma graduação, a pesquisa cientifica se faz presente e necessária. Neste sentido os alunos sentem a necessidade de uma diretriz para a elaboração do seu trabalho cientifico.
Através da metodologia de pesquisa é possível se ter toda a informação necessária para o desenvolvimento desses trabalhos. Metodologia segundo o dicionário Aurélio é a arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. (Ferreira, Aurélio B.H, 1 ed)
Sendo que método é a maneira de dizer, de fazer, de agir ou de ensinar uma coisa, segundo certos princípios e em determinada ordem, é a obra que reúne de maneira lógica os elementos de uma ciência ou de uma arte, etc.
“A ciência surgiu como uma etapa natural da evolução humana, marcada pela capacidade de produzir e transmitir conhecimento. O ser humano